Outro tema essencial tratado com método e critério pelo Nassif é o das mudanças climáticas. É uma boa referência para a blogosfera.
Tempo diferido quer dizer que há um intervalo entre a ação e seus efeitos, e os resultados não aparecem "em tempo real" - REAL TIME ou ON LINE -.
Como discutir com a sociedade contemporânea uma questão cujas variáveis se alteram em décadas e séculos, e até em milênios e em eras de milhões de anos? É um fator novo na vida humana esse poder de influenciar o clima de toda a Terra pela simples dinâmica do dia-a-dia, para a qual nem a cultura nem os indivíduos estão preparados, mas, no tempo do clima, estamos mais do que em cima da hora nas medidas necessárias para evitar catástrofes futuras. Já estamos muito atrasados, e os danos ambientais já ocorrem, nossa sensibilidade é que não vê.
A educação estética - percepção dos estilos e das formas - na sociedade pós-industrial é, para o tempo, uma sucessão de respostas imediatas, um comportamento impulsivo e compulsivo, com intervalos diminutos ou inexistentes para a leitura, a análise e a reflexão. Tudo que se quer aprendeu a se desejar e a buscar satisfação instantânea, pelo pressionar de um botão ou por uma ordem comercial. As trocas humanas assumiram uma estética de velocidade, e elas se integram às formas de comunicação pessoal ou de massa que se desenvolveram nas décadas finais da era industrial, ou no início da era tecnológica (predomínio da tecnologia e não fim da indústria).
Quem estudou isso muito bem foi Italo Calvino, ao analisar os aspectos da rapidez na produção artística e cultural dos novos tempos. A rapidez na comunicação humana é como um anel mágico, que encanta, enfeitiça ou hipnotiza, predendo-nos ao canal de transmissão e fazendo-nos muitas vezes servir ao objeto encantador. É o tempo dos noticiários da mídia, das compras de um shopping center, do trânsito nas vias rápidas, das pontes-aéreas, do filme que sintetiza uma vida inteira. É quase um não-tempo, uma supressão de parte do tempo,justamente o tempo de reflexão. Com isto, a cultura incorpora traços de imediatismo e de hedonismo (conseguir as coisas sem o esforço natural necessário). A vida toda torna-se quase um produto de consumo, que se deseja saciar nervosamente.
Essa "neurose" pós-moderna, agora, vê-se diante de um problema gigantesco, que se estenderá pelos próximos séculos, e terá de agir, para sobreviver, pensando nas conseqüências de 50, 100 ou 500 anos. A opinião pública está em estado de choque, desconcertada, mal consegue assimilar esss informações, pois a sociedade inteira terá de se reeducar, primeiro, para o tempo; depois, para coexistir com o meio ambiente do planeta. E nessa reeducação estética, para saber como agir sem comprometer o futuro, inúmeros outros traços culturais precisarão ser retomados, para que se respeitem os limites da Terra.
Post de 14.01, coment. 4 - Nassif
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